Bio-Manguinhos/Fiocruz afirma acordo para produzir adalimumabe biossimilar Idacio®️ no Brasil

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) ampliou o portfólio de biofármacos, passando a fornecer o medicamento adalimumabe biossimilar Idacio® ao Sistema Único de Saúde (SUS). A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lembra aos dermatologistas que o adalimumabe está presente nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde para tratamento de doenças como psoríase, artrite psoriásica, hidradenite supurativa, entre outras

O fornecimento do medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi iniciado em agosto, após publicação da Nota Técnica Nº 5/2022 – CGCEAF/DAF/SCTIE/MS. Conforme explica o presidente da SBD, Mauro Enokihara, a incorporação do medicamente traz apenas benefícios para o tratamento da população.

“Sabemos que os pacientes com psoríase e hidradenite supurativa enfrentam dificuldades na hora de tratamento, especialmente aqueles que dependem exclusivamente do SUS. Por isso, a incorporação desse medicamento à saúde pública representa grande avanço para que possamos tratar nossos pacientes da forma mais adequada possível. A SBD seguirá lutando para que todos tenham acesso a cuidados básicos e de qualidade”, diz.

O fornecimento ocorrerá por meio da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) estabelecida com o laboratório alemão Fresenius Kabi, detentor da tecnologia, e o laboratório privado Bionovis, parceiro nacional de Bio-Manguinhos/Fiocruz.

CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES QUI

 

*Com informações da assessoria da Fiocruz